Carga horária excessiva, rotina estressante e a falta de tempo para cuidar da saúde são alguns dos problemas atuais. Muitas pessoas acabam passando boa parte do dia dentro de escritórios e empresas e quando retornam para casa o único desejo é relaxar. Para aliviar as tensões do dia e contribuir com o bem-estar, a acupuntura é uma boa solução.
Conforme dados do International Stress Management Association, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. De acordo com 69% dos brasileiros entrevistados, o trabalho é o principal motivo de estresse.
A fim de devolver o equilíbrio do organismo, a acupuntura deve ser realizada quando existem alterações emocionais, depressão, ansiedade, estresse, dores e patologias físicas ou psíquicas.
Acompanhe a explicação do Viva e saiba porque a acupuntura pode melhorar a sua qualidade de vida.
O que é acupuntura?
A acupuntura é um método terapêutico que faz parte da medicina tradicional chinesa. O procedimento nasceu há cinco mil anos, com o intuito de aliviar as dores e contribuir com o equilíbrio do corpo.
A técnica atua com a estimulação de pontos que coordenam o funcionamento do organismo, utilizando agulhas. De acordo com a teoria chinesa, a estimulação é capaz de regular o fluxo energético e equilibrar as funções orgânicas.
Quando nosso organismo está funcionando da maneira adequada, há o bloqueio de possíveis doenças. Portanto, a acupuntura é capaz de melhorar processos dolorosos e alterações emocionais, contribuindo com o equilíbrio físico e mental.
A técnica pode aliviar a dor?
É importante compreender como a acupuntura pode influenciar o funcionamento do corpo. Quando o profissional insere as agulhas nos pontos específicos, nossos tecidos enviam mensagens ao cérebro.
Assim, o intuito da acupuntura é tratar o sistema nervoso e estimular a produção de endorfina no encéfalo. Para quem não sabe, a substância é analgésica e auxilia na sensação de alívio e bem-estar que nosso corpo é capaz de emitir.
Portanto, quando o paciente dá início ao tratamento da acupuntura, é possível observar a reação do organismo. Os órgãos começam a funcionar corretamente, o equilíbrio está presente e a qualidade de vida melhora.
Aliás, pessoas que sofrem com alterações emocionais, depressão, ansiedade e até mesmo estresse podem sentir a eficácia da técnica, além de provar do relaxamento após cada sessão.
Como é feito o tratamento?
Primeiramente, antes de pensar no tratamento, é necessário que o indivíduo saiba como está a saúde. A acupuntura é uma aliada na luta contra dores, problemas físicos e psíquicos.
Porém, é fundamental que exista o diagnóstico dos problemas, seja por exames ou consultas realizadas com um médico.
Após a análise médica, o acupunturista avalia algumas partes do corpo como: pulso, língua e orelhas, além de tocar nos locais de dor. Esta primeira investigação é feita para compreender como está o corpo e como a acupuntura pode atuar para amenizar as dores.
Como cada paciente demanda determinado tratamento, não há um número certo de sessões. Tudo depende das dores e da reação fisiológica do corpo após os encontros. Entretanto, o tempo estimado de cada sessão é de 1 hora.
Além da acupuntura tradicional, o paciente pode optar por outros métodos, sendo eles:
- Laserpuntura;
- Moxabustão;
- Acupuntura estética;
- Auriculoterapia;
- Ventosaterapia.
Entre em contato com o Viva
Para realizar o tratamento adequado, sanar as suas dores e ter uma melhora em seu bem-estar, escolha um local qualificado e com profissionais preparados. O Instituto Viva está há 8 anos cuidando da saúde dos pacientes.
Nossos profissionais são mestres e especialistas, afinal, nossa missão é contribuir com a sua qualidade de vida. Agende uma avaliação pelo botão abaixo, entre em contato com a central pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871. Será um prazer atender você.