Com a correria do dia a dia, muitos homens estão deixando de cuidar da saúde, motivo que pode contribuir com o surgimento de problemas ligados à próstata. O cenário fica ainda mais preocupante quando analisamos o número de pessoas que deixam de ir ao médico.
De acordo com dados do levantamento feito pelo Instituto Data Popular, seis em cada 10 brasileiros só vão ao médico quando já estão doentes, fator que dificulta os cuidados com a saúde.
Só em 2018 foram registrados 68.220 mil novos casos de câncer de próstata, conforme números do Ministério da saúde. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, estar atento aos sinais do corpo e manter as visitas regulares ao médicos são formas de prevenção.
Porém, nos casos em que há cirurgia, a fisioterapia é uma opção para contribuir no pós-operatório. Acompanhe mais detalhes no conteúdo do Instituto Viva.
O que é câncer de próstata?
O organismo é responsável por renovar as células do corpo, contribuindo com o desenvolvimento e funcionamento de todos os órgãos.
Quando existe a presença do câncer, o organismo convive com o crescimento descontrolado das células, irregularidade responsável por originar o tumor.
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga. O órgão tem ligação com a uretra, responsável por extrair a urina do corpo.
No caso dos homens, quando há o surgimento do câncer, algumas atividades do dia a dia podem ficar comprometidas, dificultando o bem-estar.
Existem sintomas?
Após o surgimento do câncer de próstata, algumas dificuldades surgem, sendo elas: problemas para urinar, diminuição do jato de urina e muitas idas ao banheiro, seja de dia ou à noite.
Os fatores de risco também podem contribuir com o surgimento do problema. Acompanhe a lista com os fatores principais:
- Idade avançada, principalmente após os 50 anos;
- Homens com casos de câncer de próstata na família;
- Fatores genéticos;
- Estilo de vida;
- Excesso de gordura corporal;
- Consumo de álcool ou outras substâncias.
A detecção precoce é a melhor maneira de descobrir o tumor na fase inicial. Neste caso, o exame PSA pode ser solicitado pelo médico.
É preciso fazer a cirurgia?
A necessidade da cirurgia varia conforme o caso e descoberta do câncer de próstata. Após avaliação médica, o especialista pode solicitar a prostatectomia, operação que consiste na retirada da próstata e alguns tecidos ao redor.
Após o processo, alguns homens podem conviver com casos de incontinência urinária, seja ao executar movimentos ou por conta da sensibilidade da bexiga.
A fisioterapia auxilia no pós-operatório?
Alguns estudos comprovam que a fisioterapia pode auxiliar o paciente após o procedimento cirúrgico da próstata, evitando sequelas como a incontinência urinária. Por meio de exercícios de cinesioterapia pélvica, o profissional busca reforçar a musculatura do períneo ou assoalho pélvico.
O objetivo é conscientizar o paciente sobre o controle da micção e a melhora na qualidade de vida no pós-operatório da próstata.
Além dos exercícios específicos, a reeducação postural global (RPG) também pode contribuir com a percepção perineal, melhorando a performance dos músculos do assoalho pélvico. Os exercícios auxiliam aumentam a capacidade de controle das funções esfincterianas.
É possível utilizar a eletroestimulação perineal, exercícios domiciliares e terapia manual para melhorar a propriocepção por meio de reflexos miotáticos.
Manter hábitos de vida saudável e realizar atividade física são são maneiras de prevenir o câncer de próstata. A visita ao urologista também é fundamental para diagnóstico e prevenção. Prevenir é sempre o melhor tratamento!
Nossos profissionais estão preparados para contribuir com a sua saúde e bem-estar. Entre em contato com a nossa central pelo número (11) 3841-9444, mande um WhatsApp para (11) 94502-7871 ou agende sua avaliação clicando no link abaixo.
Vocês tem algum médico conveniado em São José dos Campos?
preciso fazer fisioterapia pos cirurgia da prostata.Plano Unimed
Fiz a cirurgia de próstata radical em 28/02/24 e atualmente, 21/04/24 estou sentindo muito cansaço e fadiga.
Estes sintomas acima são normais no pós-cirurgia de radical de próstata?
Pode estar havendo recidiva do câncer de próstata?
Desde já, muito obrigado pela atenção e orientação.