Caracterizada pelo incômodo e dificuldade para realizar movimentos, a artrose modifica atividades pessoais e profissionais, influenciando diretamente a vida do indivíduo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial com mais de 65 anos sofre de artrose. No Brasil, 15 milhões de pessoas convivem com a doença.
Ela é uma degeneração crônica das articulações e um fenômeno de desgaste natural, que faz parte do envelhecimento do ser humano. Atinge frequentemente articulações que sustentam peso, como por exemplo o joelho.
O problema é comumente confundido com a artrite, que é a inflamação da articulação. Isso significa que em muitos quadros a artrose não causa dor.
Esse desgaste articular acontece porque os condrócitos, células formadoras do tecido cartilaginoso, não se regeneram, dificultando o dia a dia de quem convive com a patologia.
Está preparado para aprender mais sobre artrose? Então acompanhe o conteúdo elaborado pelo Instituto Viva.
Como surgem os primeiros sintomas?
Assim como todas as doenças, a artrose também manifesta alguns sintomas antes de tornar-se um caso clínico. Portanto, por ser um processo natural do organismo, é importante estar atento aos sintomas que podem indicar uma artrose precoce e em progressão.
Como na maioria dos incômodos, a dor é um sinal claro para evidenciar que algo não está bem. Rigidez, calor na região e rangidos também são sintomas ligados ao problema.
Vale ressaltar que a artrose afeta apenas as articulações do corpo, então, os órgãos não são atingidos. Portanto, o desconforto pode aparecer em regiões como pescoço, mãos, joelho e quadril, além de atingir a região lombar.
A limitação de movimento de uma determinada região é o sintoma inicial mais importante. Essa rigidez pode vir acompanhada de um rangido.
Se você está convivendo com algum tipo de dor, procure por um especialista. O profissional será responsável por avaliar o caso e indicar a forma correta de tratamento.
Quais são as causas?
Assim como na maioria das doenças, as causas da artrose são variadas e podem estar relacionadas com diversos fatores externos e internos.
Antes de mencionar as causas, vale destacar que existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária.
A primeira opção é causada pela desgaste de uma articulação e o envelhecimento natural do indivíduo. Assim, o uso excessivo de determinada articulação pode causar danos à cartilagem, causando dor e até mesmo inchaço.
Nos casos em que o indivíduo sofre com a secundária, o problema pode ser causado por outros fatores corporais, como obesidade ou traumas repetitivos. Acompanhe algumas causas mais comuns para a doença:
- Fatores genéticos;
- Atividade física com impacto repetitivo;
- Traumas;
- Obesidade;
- Idade avançada;
- Deformidade óssea;
- Diabetes;
- Hipotireoidismo.
Algumas profissões que estimulam atividades repetitivas também podem causar o dano nas articulações e o surgimento da artrose.
Por que optar por quiropraxia?
A quiropraxia é uma excelente aliada nessa condição. Os ajustes têm a função de devolver mobilidade para as articulações, auxiliando não só na diminuição das dores como no processo degenerativo.
Por ser focada no funcionamento do sistema neuromusculoesquelético, a quiropraxia atua na região atingida pela dor, oferecendo mobilidade e contribuindo com o bem-estar.
Conte com o Instituto Viva
Se você está convivendo com dores e incômodos, agende uma avaliação no Instituto Viva. Nossos quiropraxistas serão responsáveis por avaliar o seu caso e decidir o tratamento ideal.
Atendimento na cidade de São Paulo e equipes preparadas para compreender o funcionamento correto da sua coluna. Clique no botão abaixo para realizar o seu agendamento, entre em contato com a central de atendimento pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871. Vamos juntos despertar seu melhor potencial.