A dor de cabeça começa com um pequeno desconforto. Em algum momento do dia, seja por conta de uma situação estressante ou a irregularidade no sono, ela surge. Começa devagar, mas, em determinados casos, o incômodo pode ser incapacitante.
Barulho, agitação e até mesmo as atividades de rotina são o suficiente para piorar a dor. O dia a dia corrido da cidade, o sedentarismo, a má alimentação, o consumo de álcool, cigarro e a falta de cuidado com a saúde podem estar por trás deste mal.
De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), 95% das pessoas já sentiram ou vão sentir dor de cabeça pelo menos uma vez na vida.
Durante o estudo também foi possível diagnosticar que as crises afetam mais as mulheres, já que 70% delas relataram sentir dor de cabeça pelo menos uma vez ao mês.
No caso dos homens, a porcentagem cai para 50%, atingindo metade dos entrevistados.
Tipos de dor de cabeça
Muitas pessoas podem não saber, porém, existem diversos tipos de dor de cabeça. Algumas são mais incapacitantes, outras são mais leves e algumas podem prejudicar a performance em atividades do dia a dia.
Conheça os incômodos mais comuns e compreenda as principais diferenças.
- Enxaqueca: dor de cabeça caracterizada por um incômodo intenso e pulsátil. As crises podem prejudicar as atividades diárias. Alguns dos sintomas mais comuns são: sensibilidade à luz, barulho, alterações na visão, enjoos e vômito. Clique aqui e saiba como a quiropraxia pode aliviar as dores da enxaqueca;
- Cefaleia tensional: a dor é causada pelo excesso de tensão e estresse diário. O incômodo é responsável por tensionar a musculatura cervical, atingindo os nervos do pescoço, da parte superior do tronco e das costas;
- Cefaleia crônica: quando o problema é crônico, o indivíduo pode sofrer com os incômodos por mais de 15 dias. A cefaleia crônica pode persistir por um longo período, afetando as atividades diárias.
Acompanhe o conteúdo do Instituto Viva e aprenda algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de amenizar a dor de cabeça.
Pratique exercício
Os exercícios são fundamentais para manter a qualidade de vida e a disposição no dia a dia, já que as atividades físicas são boas aliadas na manutenção da saúde do corpo.
Com uma alimentação equilibrada e a prática frequente de exercícios físicos fica mais fácil combater as dores tensionais do organismo, incluindo as dores de cabeça de origem cervical e tensional.
Quem está sempre em movimento e mantém os cuidado com o corpo, desfruta de uma vida calma e balanceada. Portanto, é fundamental conciliar e planejar as atividades físicas.
Busque por algo que você gosta de fazer, seja musculação ou até mesmo dança. Praticar esportes ou realizar caminhadas diárias no parque também são ótimas opções.
Faça sessões de quiropraxia
A quiropraxia tem como foco a correção das disfunções do sistema neuromusculoesquelético ou alterações que afetam as articulações, músculos e nervos.
Assim, os ajustes quiropráticos podem atuar na região da cervical alta, local que envolve o crânio, a primeira e segunda vértebra cervical, região com diversos nervos.
Quando nosso corpo convive com uma vértebra desalinhada, situação chamada de subluxação vertebral pela quiropraxia, o organismo pode sofrer com diversos problemas, sendo eles:
- Cinesiopatologia – Alteração do movimento articular local;
- Histopatológico – Lesões locais e alteração no tecido ósseo e articular;
- Miopatológico – Alteração do tônus muscular, gerando tensão;
- Fisiopatológico – Inflamação local;
- Neuropatológico – Irritação ou lesão neural, levando parestesia, dores e diminuição da função neurológica local.
Então, quando ocorre alguma alteração nas vértebras cervicais, os músculos da região tensionam, a vascularização é comprometida e os nervos ficam sensíveis, promovendo
a restrição de movimentos.
Também é possível sentir dor de cabeça local e irradiada para a lateral da cabeça, gerando tonturas e náuseas. Este tipo de dor é conhecida como cefaleia tensional ou cefaleia cervicogênica.
Quando o indivíduo sofre com estas dores, a quiropraxia atua corrigindo os desalinhamentos por meio de manobras ou ajustes. O quiropraxista é o profissional capacitado para localizar e remover a causa da dor de cabeça.
Dê preferência ao sono
Estamos dormindo cada vez menos, seja por conta do trabalho, da faculdade ou dos problemas com a insônia.
Entretanto, os efeitos de poucas horas de sono podem afetar todas as atividades do dia. Quando nosso corpo não está descansado, sentimos cansaço, moleza e até mesmo sonolência.
Para evitar as consequências, crie horários fixos para dormir. Compreender os sinais do seu corpo é uma das melhores dicas para evitar os casos de dor de cabeça.
Alguns minutos de descanso
É importante reservar alguns minutos do dia para descansar. Aproveite o tempo para ouvir música, ler um livro ou assistir uma série. O objetivo destes minutos é relaxar e contribuir com os cuidados que o seu corpo merece.
Faça algo pelo seu organismo e evite as crises de dor de cabeça!
Se você está sentindo dores com frequência, procure um médico. O especialista será responsável por analisar o seu caso e pensar na melhor alternativa de tratamento.
A equipe de quiropraxistas do Instituto Viva está preparada para ajudar. Se você deseja agendar uma avaliação, entre em contato com a central de atendimento pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871 ou agende um horário clicando no botão abaixo.