A dor no pescoço está diretamente relacionada a postura, a ergonomia no trabalho, dirigindo ou no transporte público, fator que afeta diretamente o pescoço.
Outro motivo muito conhecido entre os brasileiros é o uso do smartphone, causador da dor no pescoço e dores de cabeça.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde, 10,5% dos entrevistados convivem com dores no pescoço, costas e nuca.
Manter os hábitos saudáveis e estar atento à postura corporal são algumas dicas para evitar a dor no pescoço. Quer conhecer outras maneiras? Continue lendo o conteúdo que o Instituto Viva elaborou para você.
Atenção com a postura
A má postura é a principal causa da dor no pescoço, portanto, é fundamental manter a postura ideal para o corpo de acordo com a atividade que está sendo realizada, seja no trabalho ou nos momentos de descanso.
Mantenha a cabeça bem posicionada em relação ao tronco, ou seja, em cima dele, e não para frente. Esse deslocamento da cabeça para frente causa um aumento massivo do peso da cabeça em relação ao tronco, gerando tensão na musculatura, discos intervertebrais, tendões e ligamentos da coluna, dando início às dores!
Portanto, lembre-se de manter o olhar para o horizonte, e a cabeça em cima do tronco.
No computador é importante manter a tela na altura dos olhos, assim como com o smartphone.
Cuidado na hora de dormir
Na hora de dormir, também é necessário manter a atenção a postura para evitar a dor no pescoço.
Muitas pessoas dormem de bruço (barriga pra baixo). Essa postura gera estresse para o pescoço, afinal, ficamos com o rosto virado para um dos lados.
A postura ideal é de lado, com um travesseiro da altura do ombro e firme. Com um travesseiro para abraçar e um no meio das pernas.
A ideia é ficar completamente alinhado durante o sono, permitindo o perfeito descanso da coluna. Esse é o único momento de descanso da coluna, então é fundamental que tudo esteja certo para proporcionar a disposição necessária no dia seguinte.
Dê preferência aos exercícios
A atividade física é uma grande aliada na busca pela saúde, incluindo a eliminação da dor no pescoço.
A prática regular faz bem para os músculos, coração e mente. Os exercícios também contribuem no cuidado com a postura. Assim, sem atividade física não tem como ter uma boa postura e evitar as dores no pescoço.
Um dos exercícios ideais para dores no pescoço que recomendamos é o pilates! Ele é um grande aliado no tratamento, pois tem grande foco na musculatura postural do corpo.
Quiropraxia
A quiropraxia já é comprovada como um dos tratamentos mais eficazes para dor no pescoço!
Por meio da análise, diagnóstico e correção é possível desfrutar dos movimentos regulares e livres, sem sentir dor no pescoço.
Isso ocorre porque a quiropraxia atua diretamente com os músculos e região atingida, devolvendo a movimentação e melhorando a performance do organismo.
Ainda não sabe o que é quiropraxia? Clique aqui e baixe gratuitamente o ebook do Instituto Viva com tudo o que você precisa saber sobre a quiropraxia.
Evite o estresse
A vida estressante das grandes cidades causam sérios danos ao organismo, incluindo problemas físicos e psicológicos.
Portanto, procure por momentos de descanso e lazer para melhora da sua saúde. Passeios com a família, conversas com os amigos e um tempo para a leitura de um livro, ir ao cinema ou ao teatro podem fazer toda a diferença na melhora da sua saúde.
Se você está pensando em dar início às sessões de quiropraxia, fique atento: é fundamental ouvir e seguir todas as recomendações do quiropraxista para manter o cuidado diário com a saúde da sua coluna.
Os profissionais do Instituto Viva estão preparados para contribuir com a sua saúde e qualidade de vida. Clique no botão para agendar uma avaliação, entre em contato com a nossa central de atendimento pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871.