Já ouviu falar em Estenose do Canal Medular?
A estenose do canal medular é definida como a compressão ou diminuição anatômica do canal medular, esta patologia está associada com uma infinidade de sintomas clínicos e atinge cerca de 5 indivíduos a cada 100.000, majoritariamente idosos, acima de 65 anos.
Atinge predominantemente a coluna lombar, podendo comprimir medula, cauda equina e raízes nervosas, bem como comprometer o disco intervertebral, mas em raros casos há a compressão na coluna cervical. Sintomas como claudicação, dificuldade ao andar e dores fortes nas pernas e costas, perda de força muscular, parestesia e radiculopatia, são sintomas importantes e requerem atenção.
A patologia pode acometer ambos os membros inferiores e dor melhora em flexão do tronco, sentado em flexão (porque descomprime o canal vertebral e aumenta a circulação do local, diminuindo a pressão por excesso de líquido).
Os exames de imagem, como a ressonância magnética, podem também auxiliar num diagnóstico preciso, bem como a região afetada e grau de compressão em que o canal se encontra.
Utilizar a quiropraxia é fundamental, visto que os ajustes quiropráticos contribuem para o espaçamento articular e maior fluxo de informações podendo percorrer pelo sistema nervoso, de forma a fluir o bom funcionamento desse sistema.
Exercícios de estabilização da musculatura lombar, paravertebrais e região abdominal são indicados, lembrando que, para qualquer indivíduo, com ou sem sintomas de qualquer patologia ou alteração no organismo, o exercício físico é extremamente necessário para a saúde da coluna e do organismo num geral, já que o corpo humano foi feito para se movimentar.
Em alguns casos, a compressão torna-se tão comprometedora que a intervenção cirúrgica é vista como prioridade. Isso porque a compressão pode gerar déficit neurológico, comprometendo funções básicas do corpo. A cirurgia é feita através da descompressão dos nervos afetados, bem como do saco dural.
Dentro da quiropraxia, técnicas de tração lombar, ajuste em flexão e flexoextensão podem auxiliar numa resposta positiva do corpo em relação aos estímulos para o sistema nervoso que o ajuste proporciona.
Por isso, antes de mais nada o cuidado com o corpo durante a vida, com bons hábitos alimentares, exercícios físicos e se manter ativo sempre, é fundamental, para evitar esta e muitas outras patologias que afetam a mais importante das estruturas de nosso corpo: a coluna vertebral.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11)3841-9444 ou (11)99410-5567.