Você já teve Artrite Reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, condição em que as células do sistema imune passam a atacar as células saudáveis do tecido afetado, reconhecendo-as como agente agressor para o organismo. É caracterizada por inflamação crônica que afeta as articulações das mãos, principalmente.
O fator genético é a etiologia da artrite reumatoide, mas alguns casos também podem ter origem de infecções bacterianas e virais, que percorrem pela corrente sanguínea e geram desequilíbrio no sistema imunológico.
As mulheres tem uma maior pré disposição para desenvolver a doença e os sinais e sintomas são clássicos: dor, inchaço, aumento de temperatura e rigidez das articulações das falanges. A rigidez costuma ficar pior durante as manhãs, e o movimento fica alterado.
É de extrema importância que pessoas que tenham artrite reumatoide acompanhem a evolução da mesma, já que não existe cura, mas há como tratar e retardar os sintomas. O hemograma pode ajudar no diagnóstico, com o intuito de encontrar anticorpos anormais e o grau de inflamação. Os principais ponto a serem analisados são a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a dosagem de proteína C reativa (PCR). É importante checar se há anemia, isso porque é comum as pessoas apresentarem anemia, já que as plaquetas aumentam devido à inflamação. Além disso, o exame de fator reumatoide, para checar a quantidade de anticorpos produzida pelo corpo, é importante.
O tratamento para a artrite reumatoide inclui medicamentos, receitados pelo reumatologista, que são paliativos e apenas controlam a doença.
Dentro da quiropraxia existem algumas contraindicações de ajuste, das vértebras cervicais altas, de C1 a C3. Isso porque pessoas com a doença podem ter frouxidão do ligamento transverso que une o atlas com o axis, duas primeiras vértebras da coluna. Eliminada esta condição, os ajustes quiropráticos surtirão efeitos benéficos ao corpo, tanto para as articulações quanto para o próprio sistema imunológico, visto que os ajustes também contribuem para a produção de células de defesa do sistema imune.
Sendo assim, a quiropraxia pode contribuir positivamente para uma maior qualidade de vida em indivíduos que carregam a doença, isso não de forma apenas física, mas química também.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.