Com o dia a dia cada vez mais agitado, muitas vezes esquecemos de cuidar da saúde. A falta de tempo e disposição são fatores que contribuem com a falta de cuidados e prevenção, contribuindo com o surgimento de doenças como o colesterol alto.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBN), quatro em cada dez brasileiros sofrem com o colesterol alto. São 60 milhões de pessoas, número que representa 40% da população.
Para melhorar a qualidade de vida e ficar em dia com a sua saúde, acompanhe a explicação do Viva. Nós vamos explicar como a acupuntura pode contribuir para regular os níveis de colesterol no organismo.
O que é acupuntura e como é realizada?
A acupuntura é a principal técnica terapêutica da medicina tradicional chinesa. Surgiu há mais de cinco mil anos na China. Desde o início, o objetivo da acupuntura é amenizar dores e instabilidades no corpo.
A técnica é feita por meio de agulhas que são inseridas em pontos específicos do organismo. O intuito do tratamento é cuidar dos distúrbios energéticos que acarretam alterações psíquicas, físicas e emocionais.
Quando as agulhas são colocadas nos pontos ideais, sobretudo, o organismo produz uma resposta reflexa. São ativados órgãos e vísceras, contribuindo com o funcionamento do corpo. A acupuntura também contribui com o sistema nervoso central e estimula a produção de endorfina, substância responsável por diminuir a sensação de dor e melhorar o bem-estar.
A Fitoterapia, magnetoterapia e os diversos tipos de massagens também fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa.
Você sabe o que é colesterol alto?
O colesterol alto, conhecido como hipercolesterolemia, é a elevação patológica da substância no sangue e é um dos principais fatores de risco para doenças do sistema circulatório.
Muitas pessoas acreditam que o colesterol é ruim, mas a substância é fundamental para garantir o funcionamento do corpo humano. Caracterizada como um tipo de gordura, o colesterol está presente nas estruturas das células do cérebro, nervos, músculos e coração.
Quando os níveis de colesterol estão adequados, o organismo pode realizar todas as funções. Todavia, quando os índices estão elevados, ocorre a limitação do fluxo de sangue. Este fator pode provocar casos de infarto juntamente com acidente vascular cerebral.
Qual é a relação entre acupuntura e colesterol alto?
A acupuntura, junto com a prática médica, pode contribuir com a queda nos índices de colesterol. Durante as sessões, há o estímulo e combinação de pontos específicos, induzindo órgãos e vísceras no trabalho coordenado.
A combinação de pontos melhora o metabolismo lipídico e relaxa a parede dos vasos sanguíneos, auxiliando no processo digestivo bem como a eliminação de gordura. A combinação também contribui com o transporte juntamente com a transformação bioquímica – função muitas vezes falha no organismo de quem sofre com o colesterol alto.
Durante as sessões, alguns dos pontos ativados pelo acupunturista são:
- Pc6: localizado próximo ao punho;
- Ba6: localizado na parte interna do tornozelo;
- E36: localizado à frente do músculo tibial da perna;
- VC12: localizado no abdômen.
Portanto, os pontos possuem inúmeras funções, contribuindo com a melhora no metabolismo lipídico, absorção, transporte e transformação metabólica, processos que auxiliam na diminuição do colesterol alto.
Da mesma forma, a combinação de pontos é essencial e complexa, portanto, deve ser planejada de acordo com o quadro do paciente. O número de sessões, como será o tratamento e o tempo de cada visita serão definidos pelo acupunturista.
Procure um especialista
Se você está sentindo que a sua saúde não está boa, procure por um médico. Afinal, o diagnóstico deve ser feito pelo profissional após a análise de exames e a avaliação do quadro clínico.
O tratamento multidisciplinar para o combate ao colesterol alto inclui visitas ao médico, sessões de acupuntura, controle da alimentação bem como uma boa qualidade de vida.
A princípio, antes de iniciar as sessões de acupuntura, não deixe de procurar por um instituto qualificado. Estrutura, conhecimento e qualificações são qualidades imprescindíveis.
O instituto Viva pode contribuir com a sua saúde. Agende uma avaliação pelo site, entre em contato com a central pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871 e venha conhecer nossas unidades. Será um prazer atender você.