Você já ouviu falar em Discopatia?
A discopatia tem por definição a degeneração do disco intervertebral. Diagnosticada por exames de imagem e por sintomas clínicos, a patologia tem como característica diminuição de altura, abaulamento discal, herniações, alterações na placa terminal (estrutura entre o corpo e o disco intervertebral). Isso porque, a artrose está presente, sendo causa desta degeneração.
A patologia atinge pessoas mais velhas, em que há artrose e desgaste da articulação e ocorre mais comumente nos segmentos L5-S1, ultima vértebra da região lombar. É a patologia mais comum da coluna vertebral, isso porque o corpo se degenera com o tempo, e isso é normal e esperado.
A discopatia também pode ocorrer em qualquer idade, apesar do envelhecimento ser um dos fatores que favorece seu surgimento. Geralmente, a doença acontece por causa de microtraumatismos repetidos ou de um estresse físico, mas também pode ser causada por anomalias congênitas. O desgaste do disco intervertebral pode aparecer em qualquer parte da coluna, mas é mais frequente na região inferior das costas, a lombar, na ultima vertebra que se articula com o osso sacro.
Este desgaste se manifesta por dores na coluna cervical, nas costas, de acordo com a área afetada. As artrose e dores na região lombar costumam ser os sintomas mais frequentes.
A evolução da discopatia também pode desencadear uma compressão das raízes nervosas, provocando redução da sensibilidade, formigamentos, sensação de fraqueza e dores nas pernas. Também pode surgir rigidez na coluna vertebral, especialmente no fim do dia.
A Quiropraxia é fundamental para o tratamento destes casos. Isso porque, com o ajuste, a articulação recebe estímulo para se movimentar e se espaçar, ou seja, o ajuste devolve mobilidade para aquela região rígida. Não podemos fazer com que a cartilagem volte, por isso, a missão da Quiropraxia é promover o tratamento sem remédios e levar a qualidade de vida.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.