Já ouviu falar em Espondilite Anquilosante?
Também conhecida como espondilite reumatoide, a espondilite anquilosante é uma doença autoimune (células do sistema imunológico atacam o tecido, identificando-as como um agente agressor) articular inflamatória crônica que provoca destruição da cartilagem articular, especialmente das articulações sacroilíaca e apofisária. A inflamação leva à ossificação, produzindo fusão de corpos vertebrais e projeção óssea que resultam na imobilidade grave da coluna vertebral.
Sendo ela uma doença autoimune, o fator genético está 90% presente.
Geralmente os sintomas aparecem na fase adulta e atinge mais homens do que mulheres. O principal sintoma é uma dor lombar, que só aumenta. Isso porque a doença atinge articulações de baixo para cima, começando na lombar e subindo até a cervical.
O envolvimento das articulações periféricas ocorre em pelo menos um terço dos pacientes. Problemas de fraturas de vértebras é a principal complicação.
Os sintomas da espondilite anquilosante são dores nas costas que só pioram com o tempo, dores no pescoço, e dores nas articulações, acompanhadas de rigidez. Também é comum artrite, costas encurvadas, deformidade física, doença inflamatória intestinal, fadiga, formação de tecido ósseo, rigidez, tendões inflamados ou visão embaçada.
No hemograma, o diagnóstico também pode ser suspeito, pela presença do antígeno HLA-B27 positivos, o que indica atividade aumentada do sistema imune.
O tratamento da espondilite anquilosante é algo muito complexo, envolvendo imunossupressores, antiiflamatórios, fisioterapia para restaurar a força e função muscular e alongamentos para ganho de flexibilidade e condição física.
Dentro da quiropraxia, o tratamento deve ser cuidadoso, mas contribui para uma maior qualidade de vida. Como o avanço da doença é certo por ser de origem autoimune, não há como reverter a situação, apenas diminuir a velocidade de avanço da doença. O justes contribuirão para a abertura do espaço articular que ainda está intacto (se as vértebras já estiverem encunhadas não há mais o que fazer), favorecendo um maior conforto do paciente, bem como reduzindo o quadro sintomático de dor.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.