Você anda sentido dores na lombar ou nas pernas quando caminha?
A espondilolistese é o deslizamento de um corpo vertebral. A vértebra pode deslizar no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento para frente de uma vértebra em relação a outra, ocasiona dor ou sintomas de irritação de raiz nervosa.
As listeses são divididas em 5 grupos. As displásicas, causada por anomalia da porção superior do osso sacro ou mesmo da quinta vértebra lombar; ístmica, relacionada à lesão do istmo (parte da vértebra) vertebral por fratura; degenerativa, ocasionada por processos de degeneração do disco ou articulação intervertebral; traumática, quando à presença de fratura aguda do arco posterior da vértebra; ou patológica, causada por outra doença, como o alojamento de um tumor na parte de trás da vértebra. As listeses também possui classificação de acordo com o grau. Grau I de zero a 25%, Grau II de 25% a 50%, Grau III de 50% a 75% e Grau IV de 75% a 100%.
Movimentos repetitivos de extensão da coluna (dobrar as costas para trás) pode causar as listeses. Menos frequentemente, essa condição pode ser causada por um trauma nas costas, o que gera danos também.
Os sintomas são dor lombar, dor irradiada (que se espalha), dor nas pernas ao caminhar, formigamento, encurtamento dos músculos posteriores das pernas, perda de força e coordenação dos movimentos e muitas vezes dificuldade de andar.
O diagnóstico pode ser feito por exames de imagem, sendo eles raio x e ressonância magnética. Geralmente, a Quiropraxia é indicada quando temos listeses até o grau II, por segurança. Alguns casos necessitam de procedimento cirúrgico, pois podem comprometer algumas raízes nervosas ou mesmo nervos.
A Quiropraxia contribui para a qualidade de vida do paciente, com os ajustes no restante da coluna para que o corpo trabalhe de uma maneira melhor.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.