Você já ouviu falar em Febre Reumática?
A febre reumática é uma complicação que pode surgir após um quadro de faringite causado pela bactéria Streptococcus.
Apesar do nome, a febre não é uma manifestação da doença. A artralgia (dor articular) é o principal sintoma, e pode acometer 1 ou mais grupos articulares, gerando edema e dor ao movimento e nódulos subcutâneos. Também possui um sintoma característico: a coréia de Sydenham, uma alteração neurológica que se manifesta com movimento involuntários dos braços, pernas e da cabeça, fraqueza muscular e alterações do discurso, que desaparece com o sono.
O maior problema desta patologia é que afeta não só articulações, mas também pele, cérebro e coração. Apesar de ser uma doença inflamatória articular, ela se manifesta em pessoas de 5 à 15 anos, com predominância pelo sexo feminino, sendo sistêmica e reproduzindo picos de agudização, características de doenças reumáticas.
O tratamento da febre reumática se baseia em sua prevenção. O cuidado das faringites/amigdalites bacterianas com antibiótico praticamente elimina o risco do aparecimento da doença.
A não prescrição de antibióticos, principalmente se o paciente for jovem, ou a interrupção do esquema antibiótico antes do prazo estipulado, mesmo que a faringite já tenha desaparecido, são os principais fatores de risco para febre reumática.
Uma vez que a febre reumática está instalada, o tratamento torna-se basicamente paliativo. Nestes casos a conduta consiste na administração de antibióticos para eliminar o Streptococcus do organismo.
Quando falamos de Quiropraxia para esta patologia, temos que ter em mente a qualidade de vida. Em doenças autoimunes, o sangue e as células estão com problema, e assim não há cura. Por isso, o papel da Quiropraxia é trazer qualidade de vida para este paciente, que sofre de dores músculo-esqueléticas. O quiropraxista tem a missão de retardar o processo acelerado da doença, trazendo bem estar. Por isso, a Quiropraxia é indicada para todos!
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.