Você conhece a Herpes Zoster?
A herpes zoster é uma infecção viral causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora. Pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente em gânglios do corpo, anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster.
Durante a fase inicial da catapora, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizadas próximo à medula espinhal e ao cérebro, permanecendo inativo do sistema imunológico por períodos que podem durar décadas
Provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Pode acometer qualquer parte do corpo, mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.
Em geral, toda vez que o vírus tenta sair do gânglio, o sistema imunológico, que agora possui anticorpos específicos contra o vírus Varicella-Zoster, consegue impedi-lo. Basta uma queda de imunidade para o vírus conseguir se manifestar novamente. A reativação do Varicella-Zoster não provoca um novo quadro de catapora, mas sim a herpes.
Na reativação do vírus, o caminho é inverso, do nervo à pele, o que provoca as lesões típicas, restritas a uma pequena zona do corpo, exatamente aquela que é inervada pelo nervos que inativaram o vírus.
As lesões se agrupam, geralmente em “faixa” e nunca ultrapassando a linha média do corpo, é a característica mais importante para o diagnóstico da infecção.
O dermátomo (determinadas áreas do corpo inervados por um nervo que sai da coluna vertebral) acometido costuma apresentar uma sensação de queimação ou formigamento durante um ou dois dias antes das lesões surgirem. Também são comuns sintomas gerais de uma virose, tais como febre e mal-estar.
A nevralgia pós-herpética é uma complicação que se caracteriza pela permanência da dor no local acometido, mesmo depois de muito tempo da resolução da lesão. A infecção desaparece, mas a dor fica. Além disso, a herpes pode começar com dor lombar, por exemplo, podendo ser confundida com outras condições, como apenas algo muscular.
O quiropraxista, ao observar as lesões de pele, deve fazer encaminhamento para um dermatologista, para segurança do paciente e dele mesmo.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.