A agitação do cotidiano, a falta de tempo para descansar e as longas jornadas de trabalho estão afetando a saúde das pessoas. São muitos casos de dores e incômodos, principalmente na região das costas, fator que caracteriza a lombalgia.
Os números ajudam a deixar o assunto mais claro. De acordo com o ST. Louis de Federal Reserve, um dos grupos que fazem parte do Banco Central dos Estados Unidos, o brasileiro trabalha 1.711 horas por ano. A média da nossa jornada é parecida com a do Japão, Canadá e Itália.
Passar tantas horas no escritório ou na empresa geram consequências na qualidade de vida, afinal, falta tempo para cuidar da saúde. Acompanhe o material do Viva e saiba como a quiropraxia pode amenizar as dores da lombalgia.
O que é lombalgia?
A lombalgia é caracterizada por incômodos nas costas, principalmente na região mais baixa da coluna, acima dos glúteos. A intensidade das dores pode variar conforme o caso, mas a maioria dos pacientes reclamam das crises frequentes.
O local da dor também pode alternar de acordo com o caso. Além das costas, algumas pessoas sentem dores nas nádegas e nas coxas.
Vale ressaltar que algumas pessoas podem sentir apenas um desconforto, enquanto outras sofrem com incômodos severos e dificuldades de locomoção.
Dor muscular e sensação de “facada” nas costas são algumas das características da lombalgia. Em alguns casos, o indivíduo pode sentir os incômodos enquanto anda ou levanta.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% das pessoas sofrem com incômodos lombares, desde o grau mais leve ao mais elevado.
São quantos tipos de lombalgia?
As dores causadas pela lombalgia podem ser classificadas em dois tipos, sendo ela aguda ou crônica. No primeiro caso, os incômodos duram entre quatro e seis semanas, enquanto no segundo as crises ultrapassam 12 semanas.
Conforme números do Ministério da Saúde, em 2016, 116.371 brasileiros precisaram solicitar afastamento do emprego por conta do problema. A ausência nas atividades profissionais ocorre por, no mínimo, duas semanas.
O número representa 4,71% dos afastamentos e é um dos principais motivos de queixas nos consultórios médicos.
Quais são as causas?
Muitos fatores podem estar por trás das crises de lombalgia. O problema pode atingir qualquer pessoa, entretanto, homens entre 30 e 40 anos têm mais chance de conviver com os incômodos.
Acompanhe a lista do Instituto Viva e conheça alguns motivos que podem contribuir com o problema:
-
- Falta de exercícios: músculos fracos na região das costas e abdômen contribuem com a lombalgia;
- Excesso de peso: causa estresse extra nas costas;
- Doenças: alguns tipos de artrite e câncer podem danificar o funcionamento das costas;
- Má postura: contribui com subluxações e sobrecarga da lombar;
- Tabagismo: reduz o fluxo sanguíneo para a coluna inferior, impedindo o corpo de fornecer nutrientes para os discos das costas
Fatores como idade e alcoolismo podem contribuir com o surgimento de lesões. Quadros de ansiedade e depressão também são gatilhos para o aparecimento da lombalgia.
Entretanto, é importante estar atento para alguns sinais que nosso corpo emite. Não deixa as dores piorarem para buscar ajuda.
Como a quiropraxia pode diminuir as dores?
Grande partes das dores lombares têm origem mecânica, ou seja, surgem por conta de distensões ou lesões e causam incômodo constante.
O objetivo da quiropraxia é corrigir a causa do problema, alinhando e corrigindo o funcionamento das vértebras. Após as primeiras sessões, o paciente já pode vivenciar o alívio imediato e significativo das dores.
O intuito da quiropraxia é a correção do problema. Portanto, cada paciente vai apresentar um quadro com características distintas e a necessidade de um tratamento individual.
O número de sessões e o tratamento dependem do grau de comprometimento das estruturas da coluna vertebral. Para entender melhor os ajustes quiropráticos, baixe o e-book tudo o que você precisa saber sobre a quiropraxia.
Cuide da sua saúde
Não deixe de cuidar da sua saúde! Mantenha hábitos saudáveis, pratique exercícios e dê preferência para atividades que relaxem o corpo.
Se estiver com dores ou incômodos, procure os profissionais do Instituto Viva. Nosso objetivo é contribuir com a melhora na qualidade de vida e bem-estar.
A equipe do Viva está preparada para ajudar você. Entre em contato com a nossa central pelo número (11) 3841-9444, mande um WhatsApp para (11) 94502-7871 ou agende sua avaliação pelo botão abaixo.