Você já ouviu falar nas osteocondroses?
As osteocondroses são um grupo de doenças que afetam o centro de crescimento de um osso durante a infância, e geram crescimento anormal e deformidade óssea.
A causa das osteocondroses é desconhecida e, de acordo com a área de acometimento, recebe um nome diferente. Há relação com a vulnerabilidade da região de crescimento a estresse vascular e mecânico, comprometendo a irrigação sanguínea e levando à necrose.
As osteocondroses mais comuns são no fêmur, tíbia, coluna vertebral e osso navicular e são chamadas de Legg-Calvé-Perthes, Osgood-Schlatter, Scheuermann e Köhler, respectivamente.
Os principais sintomas e sinais da doença são claudicação (Legg-Calvé-Perthes), dores e rigidez nas articulações, hipercifose com deformidade (Scheuermann), dor no pé e tornozelo com claudicação (Köhler) e dor intensa no joelho com piora no movimento, sendo unilateral (Osgood-Schlatter).
Essas condições afetam o corpo na fase da infância e/ou adolescência, justamente no período de consolidação óssea, ou seja, a passagem de cartilagem para osso.
O tratamento consiste em alongamentos, repouso e, em casos mais graves, a cirurgia para correção óssea. Lembrando que não há cura, já que o problema é com relação à cartilagem, tecido do corpo que não se regenera.
A quiropraxia contribui para a saúde das articulações e pode retardar o avanço da doença, contribuindo para a melhor qualidade de vida do indivíduo. A mobilização da articulação favorece o seu espaçamento, e assim, o choque que ocorre entre os ossos é reduzido, diminuindo a dor e favorecendo o movimento.
Este grupo de patologias, por surgir durante a infância ou adolescência, requer atenção redobrada, para que o desenvolvimento da estrutura óssea da criança seja adequado, reduzindo problemas futuros. Aliar a quiropraxia com a fisioterapia e atividades físicas adequadas, potencializam o tratamento e devolvem as chances de menores prejuízos futuros.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.