Já ouviu falar em osteoporose?
A osteoporose é um distúrbio osteometabólico, caracterizado pela diminuição de densidade mineral óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que ocasiona aumento da fragilidade esquelética e risco de fraturas.
Existem 3 principais tipos de osteoporose. A osteoporose pós-menopausa, que atinge mulheres após a menopausa; a senil, que atinge pessoas com mais de 70 anos; e a secundária, que atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam alguns medicamentos, por exemplo, corticóides.
Fatores como menopausa, envelhecimento, hereditariedade, sedentarismo e dieta pobre em cálcio são determinantes, assim como excesso de fumo e álcool, imobilização prolongada e uso de alguns medicamentos, principalmente os corticoides, que, usados por longos períodos, podem afetar na redução da massa óssea.
A osteoporose pode ser silenciosa, sem presença de sintomas. Quando há dor, a mesma pode acontecer em consequência de fratura, que pode ocorrer espontaneamente, principalmente em coluna, quadril e punho. O osso fica tão fraco que pode haver achatamento de vértebras também. Pode ocorrer encurvamento da coluna e diminuição da altura.
O diagnóstico da patologia é feito através do exame de densitometria óssea. Relatos do paciente, como fratura por quedas da própria altura, são indícios de que a integridade óssea está comprometida. Muitas vezes, a queda ocorre por consequência de uma fratura segundos antes da queda, ou ao contrário, como cair e fraturar.
Prevenir é muito importante e as mulheres devem ter atenção redobrada quando falamos de osteoporose, principalmente após a menopausa. Exercícios suaves, desde caminhadas até a realização de um programa de exercícios estabelecido por um profissional, como alongamento, exercícios para melhorar o equilíbrio e para fortalecimento dos músculos são as formas de prevenção, bem como dieta balanceada, não fumar e beber em excesso e também não exagerar no café, já que este tem o poder de diminuir a absorção de cálcio no corpo.
Quando falamos de quiropraxia e osteoporose é preciso MUITA atenção, já que esta condição é quase sempre, dependendo do grau da osteoporose, uma contraindicação para ajustes manuais. Por isso, o uso de instrumentos para o ajuste é essencial para substituir o ajuste manual, que, pela fragilidade óssea, pode provocar fraturas.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.