Na hora de escolher um profissional para cuidar da saúde, procure por um indivíduo que seja capacitado e formado. Com a quiropraxia não é diferente, afinal, o especialista será responsável por cuidar de problemas relacionados ao sistema neuromusculoesquelético.
Entretanto, algumas pessoas acabam optando por profissionais sem o conhecimento necessário, fator que pode prejudicar a saúde.
A quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e conta com a Federação Mundial de Quiropraxia. No Brasil, o órgão responsável por atender as demandas da classe é a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).
Se você está procurando por um quiropraxista, acompanhe as dicas do Instituto Viva e saiba como encontrar o melhor profissional.
Certifique-se sobre a formação
Antes de escolher um profissional da quiropraxia para realizar o tratamento, fique atento! O especialista deve ser graduado na área, ou seja, deve ter cursado o ensino superior.
A graduação de quiropraxia tem o tempo de cinco anos. Durante o aprendizado na universidade, é possível compreender a fisiologia, estrutura e funcionando do corpo humano.
A formação dos especialistas é focada na filosofia, ciência e arte, quesitos que fazem parte da tradição clínica da profissão. Alguns profissionais de quiropraxia acreditam que a má ligação entre estes três pilares podem ser responsável pelo surgimento de diversos problemas.
Duas universidade oferecem a graduação no Brasil, sendo elas: Universidade Anhembi Morumbi (SP) e a Universidade Feevale (RS).
Verifique o ABQ
Além de verificar a formação em quiropraxia, vale pesquisar se o profissional é registrado na Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).
Como o órgão é responsável por atender a demanda da classe, os profissionais devem estar cadastrados no site da instituição.
Assim, se o profissional for formado em quiropraxia e estiver com o registro da profissão em dia, já é possível agendar uma avaliação com o especialista.
Procure um profissional especializado
Assim como em todas as áreas, a especialização é importante para demonstrar qual é a área que o profissional de quiropraxia decidiu especializar-se. Acompanhe a lista para conhecer algumas especialidades:
- Clínico: profissionais capacitados para compreender diversos problemas e pensar quais são os melhores ajustes. Este profissional também;
- Esportivo: o quiropraxista realiza ajustes e manobras com o objetivo de contribuir com a atuação do atleta e melhorar o desempenho durante os exercícios ou competições;
- Pediátrico: especialista responsável por auxiliar no desenvolvimento de recém-nascidos e crianças, atuando com os ajustes adequados para as fases de desenvolvimento;
- Geriátrico: profissional focado nos atendimentos oferecidos à terceira idade, aplicando manobras para amenizar as dores;
- Gestante: focado nos cuidados com a saúde da gestante, contribuindo com a melhora na postura e alívio das dores durante a gravidez;
Quer saber tudo sobre a quiropraxia? Clique aqui e baixe o ebook do Instituto Viva.
Busque referências do profissional
Não deixe de pesquisar algumas referências do profissional. Busque por artigos feitos pelo quiropraxista, entre no site da instituição em que atua, verifique as redes sociais e as avaliações que este profissional possui. A internet é um ótimo canal para encontrar estas informações.
Compreender a quiropraxia e as características da profissão também podem contribuir na busca pelo profissional ideal.
Assim como em todas as áreas da saúde, a quiropraxia é uma profissão séria e que cuida dos ajustes fundamentais para o equilíbrio da coluna.
Avalie a instituição
Se você encontrou uma clínica após seguir estas dicas, agora é hora de avaliar o local. Pesquise sobre os profissionais, procedimentos oferecidos, os comentários e avaliações, seja nas redes sociais ou no Google.
Há oito anos atuando com quiropraxia, o Instituto Viva é o local ideal para cuidar da sua saúde, melhorando a performance da coluna.
A Quiropraxia é ideal para sanar dores e contribuir com o desempenho de atividades do dia a dia. Se você deseja agendar uma avaliação, clique no link abaixo. Se preferir, entre em contato com a central de atendimento pelo número (11) 3841-9444 ou mande um WhatsApp para (11) 94502-7871 e agende um horário.
[…] dica é perguntar a um especialista pelo qual você já tenha passado sobre quiropraxistas que ele […]