Tratamentos

Tratamentos

Massagem Esportiva

A prática de atividades físicas, atualmente, deixou de ser um estilo de vida ou algo primordial apenas no dia a dia dos esportistas. Ela é hoje uma questão de saúde pública. Não é preciso que se levante os benefícios decorrentes desses hábitos, até porque, hoje em dia, este discurso de tornar-se adepto à rotinas saudáveis é amplamente difundido.

Uma melhor qualidade de vida e o bem-estar, estão diretamente ligados a padrões e rotinas saudáveis que, além de promover a longevidade, ainda ajudam a prevenir doenças de diversos tipos, tanto físicas quanto mentais, reduzindo em muito o risco de mortes ao redor do mundo. Nessa lista, figuram: Insônia, Depressão, Obesidade, Osteoporose, Diabetes, Hipertensão, entre outras.

MASSAGEM ESPORTIVA

A massagem esportiva é uma das alternativas para aqueles que desejam ter uma maior disposição e menos desgaste muscular após os treinamentos.

O estímulo causado pela técnica manual, auxilia no processo de vascularização muscular, liberando endorfinas que atuam no relaxamento das tradicionais dores pós-treino, causadas pelo trabalho constante das estruturas corporais.

Vale destacar que, além de atuar na recuperação, a massagem esportiva também é uma ferramenta que auxilia atletas a estarem prontos para competições futuras, uma vez que há a estimulação das estruturas corporais que irão trabalhar intensamente em uma ocasião próxima.

POR QUE OS MÚSCULOS SE DESGASTAM APÓS AS ATIVIDADES FÍSICAS?

Devido ao movimento dos exercícios, os músculos acabam sofrendo pequenas fissuras, que são naturais ao longo da prática esportiva, visto que o impacto dos treinos agride a estrutura muscular. Este é um dos motivos pelo qual o excesso de atividades físicas pode acarretar uma lesão de desgaste muscular.

Os praticantes de esportes, após uma série de alta intensidade, podem sentir algumas dores por conta destas pequenas fissuras que aferem os músculos. Contudo, caso o devido descanso seja respeitado, os incômodos diminuem e o risco de lesão também é minimizado.

A fim de acelerar a recuperação pós-treino, a massagem esportiva é uma das técnicas que auxilia atletas a estarem prontos para a próxima bateria de treinos ou competição.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MASSAGEM ESPORTIVA

Existem dois tipos de massagem esportiva, que possuem fins distintos aos adeptos das atividades físicas. Contudo, apesar de terem finalidades diferentes, as técnicas aplicadas visam, especialmente, prevenir contra dores e lesões que podem acometer os esportistas antes após as provas.

Além disso, o tipo de abordagem também varia para cada atleta, visto que o objetivo do esporte e modalidade, diferem. Portanto, o plano de tratamento por meio da massagem esportiva é individualizado, respeitando as particularidades de cada um.

Na massagem esportiva pré-prova, o foco está na soltura muscular. Em outras palavras, as técnicas aplicadas visam preparar a musculatura do atleta e promover a vasodilatação, aumentando a circulação sanguínea em locais específicos, fazendo com que o praticante se sinta mais preparado para a modalidade.

Após as provas ou treinos, o corpo dos atletas precisa descansar para que esteja recuperado para o dia seguinte. A massagem pós-prova visa por minimizar as dores musculares, com movimentos mais lentos e profundos, a fim de acelerar a regeneração celular e minimizar a fadiga muscular proporcionada pela alta intensidade do exercício.

Antes das sessões de massagem, há uma pequena conversa com o massoterapeuta ou fisioterapeuta, com o objetivo de conhecer mais sobre a modalidade praticada pelo atleta. Por meio das informações coletadas, grupos musculares específicos serão trabalhados ao longo da sessão, a fim de direcionar o tratamento para que resultados significativos sejam coletados.

Também é levado em consideração a rotina de treinamentos do paciente, tendo em vista qual o plano de tratamento será traçado, com técnicas direcionadas para o pré ou pós-prova.

Como já mencionado, a massagem esportiva tem um efeito preventivo no que diz respeito aos atletas. No entanto, as técnicas empregadas também podem auxiliar no tratamento de lesões ou incômodos que acometem o sistema musculoesquelético e interferem na performance do atleta, como:

Fadiga muscular

A fadiga muscular é causada pelo excesso de intensidade durante a prática de atividade física, predispondo o atleta a uma lesão que pode interromper seu desempenho. Neste caso, a massagem esportiva acelera a recuperação, realizando movimentos que favorecem a cicatrização das pequenas fissuras nos músculos, além de promover o relaxamento muscular.

Edemas

Edemas musculares são causados pelo contato constante entre esportistas em determinadas modalidades, como o basquete ou futebol. Os membros inferiores são os mais acometidos por este problema e a massagem esportiva auxilia no controle deste inchaço local, promovendo a vasodilatação e a cicatrização da área acometida pelo trauma.

Rigidez articular

Antes da prática esportiva, a musculatura e articulações não estão devidamente preparadas para suportar a carga das atividades físicas. Além do alongamento e aquecimento, que todo atleta deve fazer, a massagem esportiva também auxilia na ativação muscular, eliminando a rigidez articular.

A massagem esportiva, seja ela antes ou depois do exercício, traz diversos benefícios ao atleta. As técnicas manuais aplicadas pelo massoterapeuta auxiliam na liberação celular, vasodilatação e prepara a musculatura para atividades físicas de alta intensidade.

Vale destacar que a abordagem varia de acordo com cada atleta e modalidade, com um plano individualizado, o foco em cadeias musculares isoladas específicas, tem por objetivo prevenir e tornar o desempenho em provas e treinos mais seguros.

Por proporcionar efeitos relaxantes, a massagem também atua na melhora do sono e no controle da ansiedade pré-provas, sentimento comum em diversos atletas. Tal efeito é desencadeado pela liberação de endorfinas durante a sessão, auxiliando não só durante as atividades físicas, mas também no dia a dia do indivíduo.

QUEM PODE SE BENEFICIAR DA MASSAGEM ESPORTIVA?

A massagem esportiva pode ser destinada para pessoas que praticam esportes de alta performance e até mesmo amadores, que desejam ter um desempenho seguro e satisfatório, sem correr riscos de lesões. Desde corredores, nadadores e jogadores de futebol, podem extrair os benefícios das técnicas manuais aplicadas.

Vale destacar que, além da massagem esportiva, o atleta precisa ter o direcionamento de um educador físico para dosar o ritmo dos treinamentos e corrigir possíveis desbalanços musculares, a fim de minimizar a predisposição para lesões.

Massagem esportiva
TOP