Síndrome de Tietze, inflamação das cartilagens costais extremamente rara que afeta principalmente jovens.
A Síndrome de Tietze é a inflamação de uma ou mais cartilagens costais, principalmente a esternocostal (entre o osso esterno e as costelas). Acomete a segunda e terceira costelas, de apenas um lado da caixa torácica, em jovens.
A síndrome de tietze se assemelha à costocondrite (inflamação das articulações das costela), mas é muito mais rara. Além disso, Tietze tem a presença de edema como característica marcante e que a diferencia da costocondrite.
Sua causa são traumas no tórax, como quedas ou acidentes, esforços físicos por atividade, crises fortes de tosse ou movimentos repetitivos com braços durante a prática esportiva.
Os principais sinais e sintomas são diversos: dor aguda da região torácica, dor no peito que irradia para costas ou abdômen, dor à palpação, dor ao tossir e respirar, edema, vermelhidão local.
O diagnóstico é clínico e feito por palpação e não há exames que indiquem a doença. A síndrome é autolimitada, ou seja, o corpo se recupera com o tempo, sozinho. O uso de corticoides e anti inflamatórios pode ser aliado e ajuda principalmente no sintoma.
Dentro do mundo da quiropraxia, os ajustes de coluna e das próprias costelas e mobilização da caixa torácica podem acelerar o processo de cura. Mas atenção: a manipulação do local com edema pode ser prejudicial, por isso respeitar o processo de desinflamação do corpo é essencial.
Por ser uma síndrome rara, é necessário prestar atenção nos sinais para um diagnóstico preciso, já que o tratamento depende totalmente do diagnóstico.
Remover os complexos de subluxação vertebrais é benéfico para o processo de recuperação da região inflamada, já que o ajuste contribui para maior fluxo de informação nervosa. É válido lembrar que é papel do quiropraxista é orientar seu paciente quanto aos fatores que o fazem adquirir essa e outras condições, para que assim ele possa se prevenir e tratar da melhor forma possível a origem do seu problema.
A Quiropraxia é muito eficaz no combate a dores, eliminando muitas vezes a utilização de medicamentos. Agende já sua consulta (11) 3841-9444 ou (11) 94502-7871.
Muito obrigado pelo artigo informativo! Eu estava procurando maneiras de aliviar a minha dor muscular sem medicamentos fortes. Para mais dicas de saúde natural, confira https://remediopara.com.br
Parabéns pelo conteúdo, muito útil e informativo! Aproveitem para conferir o site https://eupaciente.com.br e se manterem atualizados sobre saúde e bem-estar.