Você alguma vez já sentiu dores no pescoço e pensou que estava com torcicolo? Essa é uma situação comum que a maioria da população adulta já passou. Mas você sabe o que realmente é a condição?
Essa tensão na região do pescoço, mais conhecida como torcicolo pode ser atribuída a inúmeros fatores, como má postura no trabalho ou ao dormir, exercícios físicos em exagero, problemas de saúde ou até mesmo ansiedade.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o torcicolo, suas causas, sintomas, fatores de risco e como a quiropraxia pode auxiliar no tratamento das dores no pescoço. Boa leitura!
O que é Torcicolo?
O primeiro passo para identificar se suas dores no pescoço são de fato ou não torcicolo, é saber um pouco mais sobre o que é essa condição. Definido como uma distonia dos músculos do pescoço, na qual a cabeça se projeta para um lado enquanto o queixo fica para o outro, o torcicolo é uma contração anormal do músculo que ocorre quando a coluna cervical não está bementre outras causas.
Geralmente essa torção acontece nos músculos esplenios esquerdo ou direito do pescoço, causando dores, limitação dos movimentos e desconfortos como dor de cabeça. É comum que a ansiedade e estresse também possam causar tensão na região.
Existem diferentes tipos como de torcicolo, a seguir, falaremos um pouco mais sobre os tipos mais comuns: o torcicolo espasmódico, reumatológico e congênito.
Os tipos mais comuns de torcicolo
Torcicolo espasmódico
Sem sombra de dúvidas, esse é o tipo mais comum de torcicolo, conhecido também como torcicolo espástico ou torcicolo intermitente, é um espasmo doloroso na região do pescoço que força a cabeça a inclinar-se para os lados ou para frente.
Torcicolo reumatológico
Esse tipo de torcicolo acontece em decorrência de doenças reumatológicas que afetam a coluna vertebral e consequentemente, os músculos do pescoço. As mais comuns entre elas são a artrose, artrite, osteoporose e fibromialgia.
Torcicolo congênito
Você já ouviu falar em torcicolo em recém-nascidos? Essa condição é mais comum do que se imagina. O torcicolo congênito é uma contratura muscular lateral do pescoço, que aparece nas primeiras semanas de vida da criança.
Quais são as principais causas do torcicolo?
Como citamos acima, o torcicolo pode originar-se de infinitos fatores, desde o mais comum como a tensão muscular até um traumatismo na coluna cervical ou nos músculos do pescoço. Para que você possa identificar melhor o problema, separamos uma lista com as principais causas do torcicolo. Veja a seguir!
- Condições médicas como infecções na área da cabeça ou do pescoço
- Discinesia tardia (movimentos repetitivos involuntários)
- Baixa imunidade
- Dormir com ar condicionado ou ventilador ligados
- Má postura diante ao computador ou ao usar o telefone
- Excesso de exercícios físicos
- Dormir em posições inadequadas
Outros problemas ligados à coluna cervical como ou outras lesões osteoarticulares cervicais podem refletir em dores no pescoço.
Sintomas de torcicolo
O torcicolo pode atingir pessoas de todas as idades, porém ele é mais comum entre indivíduos com 30 e 60 anos. Os principais sintomas incluem:
- Limitações dos movimentos da cabeça e pescoço
- Dores na cabeça e no pescoço
- Ombros desnivelados, ou seja, um mais alto que o outro
- Rigidez e inchaço dos músculos do pescoço
- Tremor na região do pescoço
- Sensação de formigamento
Se os sintomas persistirem mais de uma semana ou quando esses episódios acontecem com frequência em curtos períodos de tempo, o indicado é procurar um profissional para aliviar as dores.
A quiropraxia como tratamento
Se você está convivendo com os incômodos do torcicolo, a quiropraxia é o procedimento certo para tratar e aliviar as dores de forma rápida e eficaz.
Na maioria dos casos, o mau posicionamento nas articulações da coluna cervical, na região do pescoço, resulta em espasmos involuntários dos músculos. O papel do quiropraxista neste caso, é auxiliar a reposicionar essa região através do ajuste ideal para você.
Há oito anos no mercado, nossos quiropraxistas são especializados em compreender o funcionamento da coluna. Atendimento na cidade de São Paulo, com equipes preparadas para compreender o funcionamento correto da sua coluna.
Entre em contato pelo número: (11) 3841-9444 ou envie um WhatsApp para: (11) 94502-7871. Se preferir, marque sua avaliação pelo nosso site clicando aqui. Estamos preparados para receber você! Até o próximo artigo.
[…] entanto, quem já experimentou sabe que pode ser extremamente debilitante. Conforme destacado pelo Instituto Viva, o torcicolo não escolhe idade e pode afetar qualquer pessoa, principalmente aquelas entre 30 e 60 […]
[…] entanto, quem já experimentou sabe que pode ser extremamente debilitante. Conforme destacado pelo Instituto Viva, o torcicolo não escolhe idade e pode afetar qualquer pessoa, principalmente aquelas entre 30 e 60 […]