É comum pensar que a fisioterapia trata apenas lesões musculares ou faz reabilitação pós-cirúrgica. Mas você sabia que é muito mais que isso? Um fisioterapeuta profissional atua na recuperação dos movimentos através de técnicas manuais e exercícios físicos, na prevenção de doenças ocupacionais e lesões.
A fisioterapia abrange um campo de trabalho amplo com diversas especialidades. De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), existem 15 áreas de atuação. No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a fisioterapia e suas principais especialidades, além de dicas para ajudar você a escolher o profissional correto para suas necessidades. Boa leitura!
Especializações na área da fisioterapia
O ramo da fisioterapia é bastante extenso e os profissionais contam com uma longa lista de especializações. Conheça as principais áreas de atuação na fisioterapia e quais suas funções no tratamento do paciente.
Acupuntura
Método terapêutico que faz parte da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é uma das áreas da profissão que vem recebendo maior atenção e cada vez mais pacientes. Esse procedimento tem o intuito de aliviar as dores e melhorar o funcionamento do organismo contribuindo com o equilíbrio físico e mental.
Esse segmento funciona através da estimulação de pontos específicos do corpo que coordenam o organismo, por meio da aplicação de agulhas. A acupuntura é indicada no tratamento de fortes dores musculares, dores de cabeça, estresse e até mesmo depressão.
Fisioterapia desportiva
Uma das especializações mais conhecidas na área fisioterapêutica e que vem gerando cada vez mais procura é a do esporte. Ela consiste na prevenção, tratamento e recuperação de lesões causadas pelo desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular em atletas ou praticantes de atividade física.
Fisioterapia oncológica
É a especialidade que tem como objetivo preservar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas. Além disso, a fisioterapia oncológica previne, trata e minimiza as sequelas causadas pelo tratamento oncológico.
Esse método é recomendado para pacientes infantis, adolescentes, adultos e idosos.
Fisioterapia neurofuncional
Trata-se de técnicas fisioterapêuticas utilizadas para a recuperação de pacientes afetados por doenças neurológicas originadas no sistema nervoso. Ela é eficaz no tratamento de problemas como: Doença de Parkinson, hidrocefalia, esclerose múltipla, paralisia e derrame cerebral e traumatismo cranioencefálico.
A fisioterapia neurofuncional é indicada para pessoas de todas as idades.
Fisioterapia gerontológica
A Fisioterapia Gerontológica consiste no tratamento e cuidado de idosos. O foco dessa área é garantir qualidade de vida, bem-estar e mobilidade na melhor idade, levando em consideração aspectos biológicos, psicológicos e sociais.
Fisioterapia traumato-ortopédica
Atua na investigação, prevenção e tratamento de problemas e doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. A fisioterapia traumato-ortopédica auxilia na eliminação de processos inflamatórios, na melhora da circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos e no equilíbrio do corpo.
Geralmente, é procurada para reabilitação de fraturas, lesões musculares, distúrbios na coluna vertebral e pós-cirurgias.
Fisioterapia dermatofuncional
Você já se perguntou se fisioterapia emagrece? A resposta é sim! Esse método é voltado principalmente à estética. O fisioterapeuta proporciona o tratamento e redução de gordura localizada, além de tratar da flacidez na pele, estrias e cicatrizes.
Fisioterapia respiratória
A fisioterapia respiratória tem como foco a prevenção e tratamento de praticamente todas as doenças que afetam o sistema respiratório. As mais comuns são, asma, bronquite e tuberculose. Esses exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios.
É importante lembrar que assim como qualquer outro profissional, o fisioterapeuta deve ser capacitado e especializado para melhor atender suas necessidades. Antes de realizar uma consulta, procure por recomendações de amigos e família ou até mesmo indicações de outros especialistas que você já tenha passado. Certifique-se também de que o profissional possui registro no Conselho Regional de Fisioterapia (CREFITO).
Conte com o Instituto Viva
O Instituto Viva tem uma equipe de profissionais fisioterapautas preparados para contribuir com a sua saúde e bem-estar. Entre em contato com a nossa central pelo número: (11) 3841-9444 ou envie um WhatsApp para: (11) 94502-7871. Se preferir agende sua avaliação pelo nosso site. Até a próxima leitura!
Amei da vontade de se especializar em todos